SOVERGS
  SOVERGS - Sociedade Veterinária do Rio Grande do Sul
- Entidade máxima na representatividade dos Médicos Veterinários gaúchos.
- Fundada em 01 de junho de 1938.
- Entidade de Utilidade Pública, criada pelo decreto n.° 41280 de 09 de abril de 1957.
CRMV-RS

Formatura de Medicina Veterinaria da UFPEL
15-07-2020

A SOVERGS, através de sua presidente Dra. Norma Centeno Rodrigues, esteve presente na formatura da Faculdade de Veterinária da UFPEL, que ocorreu no último dia 11 de janeiro. Na ocasião, 39 médicos veterinários receberam seus diplomas. Presentes também à solenidade, estavam, representando o Conselho Regional de Medicina Veterinária, Dr. Martielo Gehrcke, e Dr. Paulo Ricardo Centeno Rodrigues como representante do Sindicato dos Médicos Veterinários. Na ocasião, o Diretor da Faculdade de Medicina Veterinária, Dr. Gilberto D´Ávila Vargas lembrou os 50 anos da Faculdade de Veterinária da Universidade Federal de Pelotas e revelou aos presentes que durante as comemorações do Cinquentenário, em Aula Magna proferida pelo médico veterinário, poeta e historiador Alcy de Vargas Cheuiche, um fato relevante sobre a história da Medicina Veterinária no Brasil veio à tona. Disse Dr. Gilberto que ao escrever uma biografia sobre Dom Pedro II, Dr. Alcy resgatou um documento, mais especificamente uma carta de Dom Pedro II para a Princesa Isabel, na qual era relatado que no ano de 1875 Dom Pedro II faz  uma visita a Escola de Medicina Veterinária de Alfort na França, e depois dessa visita ele fica impressionado com essa escola de veterinária e a partir daí decidi criar uma instituição parecida no Brasil. e essa Escola de Veterinária seria criada em Pelotas, pois a cidade vivia na época o auge da atividade charqueadoura. Assim no ano de 1883 é fundada a Imperial Escola de Medicina Veterinária e de Agricultura Prática.

 

 

Ou seja, segundo a história resgatada, A Faculdade Veterinária (FV), da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) foi fundada em 1883 como Imperial Escola de Medicina Veterinária e de Agricultura Prática. Em 1890 recebeu a denominação de Lyceu Rio-Grandense de Agronomia e Veterinária e finalmente em 1909 o Liceu passou a chamar-se Escola de Agronomia e Veterinária e no de 1926 foi acrescentado o nome de “Eliseu Maciel”, permanecendo a seguir como Escola de Agronomia e Veterinária Eliseu Maciel. A partir desta, constitui-se a Universidade Rural do Sul que em 1967 passou a chamar-se Universidade Federal Rural do Rio Grande do Sul. O Decreto 750 de 08/08/1969 extingue então a Universidade Federal Rural do Rio Grande do Sul transformando-a em Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). A Faculdade de Veterinária constituiu-se então, numa Unidade Acadêmica da UFPEL, através de uma evolução institucional que passa pelo Decreto Lei 49.529 de 13/12/1960. Entretanto, as suas atividades administrativas tiveram início em janeiro de 1969 (60 alunos classificados e três professores contratados), enquanto que as atividades acadêmicas foram iniciadas no dia 25 de abril de 1969. A Faculdade de Veterinária está sediada no CAMPUS Capão do Leão da UFPEL.

 

Na foto: Dr. Martielo Gehrcke, Dr. Gilberto D´Ávila Vargas, Dra. Norma Centeno Rodrigues, Dr. Paulo Ricardo Centeno Rodrigues ( da esquerda para a direita).

 




SOVERGS - Sociedade de Vaterinária do Rio Grande do Sul
Rua Andrade Neves, 159 / Sala 123, Centro, Porto Alegre, RS - CEP 90010-210
☏ (51) 3228-1194 - ✆ (51) 98634-7290 - ✉ sovergs@sovergs.com.br
© SOVERGS - Todos os direitos reservados