Rua Andrade Neves, 159 - Sala 123 | Centro | Porto Alegre/RS | CEP 90010-210

2011 – Comemoração dos 250 anos do Ensino da Medicina Veterinária Mundial


No dia 21 de junho de 2011 participamos da Sessão Solene em homenagem ao Ano Mundial da Medicina Veterinária na Câmara dos Deputados em Brasília. A iniciativa foi dos cinco Deputados Federais Médicos Veterinários e da Sociedade Brasileira de Medicina Veterinária. A abertura solene foi realizada pelo ex-senador e atual Deputado Federal pelo Ceará, Mauro Benevides. Logo a seguir, um momento ímpar: a execução do Hino Nacional pela Banda dos Dragões da Independência.

No Plenário Ulisses Guimarães, local com tanta história, com tanta luta pelos direitos democráticos e pela liberdade de expressão, estávamos sendo homenageados.

Homenagem aos 250 anos de uma profissão que significa muito mais do que ser apenas médico de animais, mas que vai além, na sua importante responsabilidade social na saúde pública, na preocupação com o bem-estar e com o comportamento das mais variadas espécies animais, no controle e erradicação das zoonoses, na segurança alimentar, nas pesquisas biomédicas, na proteção ao meio ambiente e à biodiversidade.

Evitar surtos e a propagação das doenças dos animais, erradicar enfermidades que trazem prejuízos econômicos, assegurar que os produtos e subprodutos alimentares de origem animal estejam aptos ao consumo humano, podendo ser ingeridos sem causar danos à nossa saúde.

Conforme pronunciamento do Deputado Onix Lorenzoni, “Pode haver profissão mais bonita do que esta? Não creio!” Parabéns a todos os Médicos Veterinários por terem escolhido (ou terem sido escolhidos) para assumir esta dignificante profissão.